Nesta quarta-feira (10), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) revelou que as câmeras corporais em policiais militares não serão utilizadas na Lavagem do Bonfim, nesta quinta (11). Vale lembrar, que a licitação para as câmeras corporais foi concluída em dezembro de 2023 e 200 bodycams serão doadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“Fizemos uma avaliação do ano, projetamos 2024 e eu vou trabalhar para que no Carnaval a gente já possa ter [as câmeras]. Eu tenho fé em Deus que a gente possa ter as câmeras nas fardas dos policiais ainda em fevereiro”, afirmou o governador.
Ainda hoje (10), o Secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, citou que existe a possibilidade do equipamento de monitoramento começar a ser utilizado por PMs, durante o carnaval, num formato piloto, mas lembrou do prazo da entrega.
“Não posso garantir. As [câmeras] da Secretaria eu acho mais complicado, porque tem um prazo de 60 dias para fazer a entrega do equipamento. As do Ministério da Justiça a gente tem expectativa nessas próximas três semanas cumprir todas as exigências do ministério com a embaixada, para começar a fazer um piloto no Carnaval”, explicou o secretário.
Além disso, Werner ainda contou que a SSP-BA está elaborando uma instrução em relação ao uso das câmeras para capacitar os policiais.
“Estamos elaborando uma instrução em relação ao uso das câmeras, a gente tem que capacitar os policiais que serão os portadores desses câmeras também. A gente já vem trabalhando através dos setores de gestão tecnológica e das forças para que a gente possa regulamentar, fazer a capacitação e iniciar o uso delas”, completou Werner.
Leia também
Governo federal anuncia regras para uso de câmeras corporais em policiais
“Qual efetividade das câmeras?”, questiona governador ao falar que equipamento não oferece segurança