São Paulo – Cinco pessoas foram presas, nessa quarta-feira (17/1), em um apartamento apontado pela Polícia Civil de São Paulo como uma central voltada para a prática de golpes de SMS. No endereço, localizado no bairro do Jabaquara, havia listas com qualificações completas de possíveis alvos, inclusive com a renda pessoal, telefones, endereço, datas de nascimento e outras informações.
A ação contra os golpistas foi deflagrada por policiais da 5ª Delegacia Patrimônio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Segundo as investigações, as apurações revelaram o uso das SMS para abrir caminho ao golpe. As mensagens eram recebidas com conteúdo alarmista.
0
“A preocupação da vítima em tentar evitar ser enganada e optar por seguir as orientações enviadas era exatamente o que os criminosos precisavam para concretizar o crime. As informações permitiam a subtração de valores bancários”, diz o Deic. “Uma primeira análise aponta que muitas vítimas eram pessoas de baixa renda”.
Na “central do golpe”, foram apreendidos computadores, celulares, fones de ouvido com microfone e itens utilizados para a realização das ligações. Também apreenderam um coupé Mercedes Benz 4matic, avaliado em R$ 250 mil, um Hyundai i30 e um motociclo PCX.
Os cinco presos foram autuados por associação criminosa e furto qualificado mediante a utilização de dispositivo informático.
Segundo o Deic, a 5ª Delegacia do Patrimônio contabilizou 11 detenções de operadores de centrais de golpes em 72 horas.