Distrito Federal Recebe 40 Ônibus Novos para Melhorar Transporte Público

Por: Jornalista Kelven Andrade

Nesta terça-feira (23), a população do Distrito Federal será beneficiada com a entrega de 40 ônibus zero-quilômetro, que vão operar nas linhas do Plano Piloto, Cruzeiro, Lago Norte, Varjão, Sobradinho e Planaltina. A apresentação dos novos veículos ocorrerá em frente ao Palácio do Buriti, às 9h30. Dos 40 ônibus, 34 são destinados à renovação e substituição da frota existente, enquanto seis serão adicionados para reforçar o transporte público. Todos os veículos são da empresa Piracicabana.

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, este lote é o primeiro de um total de quatro, que somarão 125 ônibus novos a serem disponibilizados pela Piracicabana até o final deste ano. "A previsão é que, desses veículos, ao menos 11 sejam para reforçar a frota, e o restante, 114, para fazer a renovação e substituição", explicou.

Os novos coletivos são modelos convencionais, com capacidade para 80 passageiros – 38 sentados e 42 em pé. Eles têm a cor prata com detalhes em verde, similar aos ônibus já em circulação. Equipados com motores Euro 6, os novos veículos reduzem em 70% a emissão de poluentes, além de serem acessíveis, contando com elevadores para pessoas com deficiência, oferecendo assim avanços tecnológicos e maior conforto para os usuários. Atualmente, a Piracicabana opera com uma frota de 552 veículos.

Desde 2019, a frota de ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal vem passando por um processo de renovação, visando garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos de uso (ou dez, no caso dos ônibus articulados e padrons). Essa renovação busca proporcionar mais conforto e segurança para os passageiros.

O subsecretário substituto de Operações da Secretaria de Mobilidade (Semob), Roberto Lacerda, destacou a importância dessa renovação. "São veículos com idade média de três anos e meio, proporcionando mais conforto e segurança para os passageiros", afirmou.

Todo o processo de renovação está previsto em contrato e não impacta o valor pago pelo usuário nas passagens. Essa iniciativa é parte dos esforços contínuos do Governo do Distrito Federal para melhorar a qualidade do transporte público e atender às necessidades da população.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem