Cidadão conta com canais exclusivos para registrar problemas de iluminação pública no DF

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A Companhia Energética de Brasília (CEB) conta com uma série de canais exclusivos para facilitar o registro de problemas na iluminação pública do Distrito Federal. Um deles é o aplicativo Ilumina DF, que, com uma interface simples e intuitiva, permite aos usuários reportarem falhas como lâmpadas apagadas ou postes danificados de maneira rápida e eficiente. A interface também possibilita o acompanhamento em tempo real do andamento das solicitações, reforçando o compromisso da CEB em melhorar a iluminação da capital.

Desde que foi lançado, em agosto de 2021, o aplicativo já recebeu 59.074 solicitações. Em todo o ano passado, foram 17.307 registros. Já neste ano, de janeiro a setembro, foram 27.060 notificações.

Desde que foi lançado, em agosto de 2021, o aplicativo Ilumina DF já recebeu 59.074 solicitações | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

“O aplicativo foi pensado justamente para a população ter essa ferramenta de acesso na palma da mão e fazer a abertura de solicitação no sistema da CEB”, explica Fabrício Abraham Ferreira Lima, coordenador de atendimento externo da companhia.

Uma das grandes vantagens da plataforma, disponível nos sistemas iOS e Android, é a possibilidade de marcar o ponto exato do problema no mapa do aplicativo. Os outros canais disponíveis são o call center 155 e o site.

“Pelo aplicativo, como é a própria pessoa que está no local do problema quem abre o registro, a possibilidade de ser algo mais preciso é essencial para uma maior efetividade no atendimento. Pelo call center e pelo site da CEB essa informação passa por três fases: a entrega da informação pelo cidadão; a absorção da informação pelo operador; e a inserção da informação no sistema. Então, em algum momento, essa informação pode não ter a precisão desejada que, por outro lado, é oferecida no aplicativo”, pontua Fabrício Lima.

Ao identificar uma falha, o usuário pode, por meio do aplicativo e em poucos cliques, informar a localização exata do problema e adicionar fotos para ilustrar a situação. Caso o cidadão tenha um cadastro atualizado na plataforma, o aplicativo permite o acompanhamento em tempo real do andamento da solicitação, desde o registro até a conclusão do serviço.

Uma das grandes vantagens da plataforma, disponível nos sistemas iOS e Android, é a possibilidade de marcar o ponto exato do problema no mapa do aplicativo

“Após serem registrados no sistema da CEB, os pedidos entram numa lista de atendimento. Alguns deles têm o tempo de execução reduzido por conta da urgência, como risco de choque elétrico, poste caído ou fiação exposta. Os outros entram numa programação de atendimentos que serão realizados até 72h, como luminárias apagadas durante a noite ou acesas durante o dia, por exemplo”, explica o coordenador de atendimento.

É importante lembrar que os canais de atendimento disponíveis são voltados apenas para a manutenção pública do DF já existente, sem a possibilidade de solicitar novos pontos de iluminação. Caso esse seja o caso, o cidadão deve procurar a administração regional da localidade onde deseja que o serviço seja ampliado.

 

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