Estudantes do DF participam de Noite dos Estados nos JEBs 2024

[ad_1]

As disputas de modalidades dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 foram pausadas na noite de sábado (28) para que os estudantes pudessem celebrar a cultura regional de cada cantinho do Brasil. A festa “A Noite dos Estados”, parte da programação dos JEBs 2024, reuniu atletas para explorar a riqueza cultural das diferentes regiões do país com apresentações e comidas típicas.

Festa cultural dos JEBs 2024 teve apresentações e comidas típicas dos estados | Fotos: Felipe de Noronha/SEEDF

No estande do Distrito Federal, a equipe da capital federal destacou a diversidade arquitetônica da cidade, além de apresentar a vegetação do Cerrado e a fauna local.

“Trouxemos um pouco da cultura e da arquitetura de Brasília, mostrando a beleza do Cerrado e da vegetação local por meio de imagens. Para que os alunos tenham uma lembrança, oferecemos um marcador de página com a bandeira do Distrito Federal e os monumentos que o representam”, afirmou Roger Rezende, professor de Educação Física e servidor da Gerência de Desporto Escolar (Gedesp) da Secretaria de Educação do DF.

No estande do Distrito Federal, a equipe da capital federal destacou a diversidade arquitetônica da cidade

Entre os monumentos expostos estavam a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional, o Memorial JK e a Ponte JK. As imagens ajudaram a conectar os alunos com a identidade da capital do país.

A equipe do DF também falou sobre a gastronomia local. “A culinária de Brasília é uma fusão de sabores de todos os estados do Brasil. Em vez de destacar um prato específico, optei pelo pequi, que é bem característico da região e simboliza essa diversidade cultural. Mas temos também uma variedade de outros frutos do Cerrado”, concluiu Roger.

Comidas típicas

Os 26 estados e o DF, que fazem parte do JEBs 2024, tiveram a oportunidade de apresentar nos estandes as riquezas das regiões. O estande de Pernambuco, estado que sedia os jogos, trouxe um verdadeiro banquete nordestino, exibindo pratos típicos como o caldinho de feijão e doces regionais, além de reforçar a riqueza da cultura nordestina com músicas e tradições.

Atletas do DF aproveitaram para provar as comidas típicas de Pernambuco, que sedia os JEBs 2024

Júlia Melo e Sara Brochueri, 13 anos, que são do DF e estudam no Jardim Botânico, visitaram a exposição e aproveitaram para adoçar o paladar com o famoso bolo de rolo. “Uma delícia. É bem docinho e parece mais um doce do que um bolo”, disse Júlia. “É muito bonito por fora, delicado, e a massa é fina. Gostei”, aprovou Sara.

O oficial da equipe da delegação de Pernambuco, Marinho do Socorro Pereira, representou o estado com o melhor da gastronomia. “A gastronomia realmente domina aqui. Temos bolo de rolo, bolo de noiva, mungunzá, rapadura, pé de moleque e uma variedade incrível de alimentos. Não podemos esquecer do famoso caldinho de feijão que tomamos na praia. Essa é uma tradição que encanta”, explicou Marinho.

Marinho também celebrou poder vivenciar todas as culturas no seu estado por meio de uma competição esportiva. “Esta é a segunda vez que participo do JEBs e estou encantado especialmente por ter sido na minha cidade, em Pernambuco. Recebemos diversas culturas e atletas, e tivemos a oportunidade de aprender uns com os outros”, finalizou Marinho.

JEBs 2024

Os Jogos Escolares Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com o apoio da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e da Federação Regional de Desporto Escolar do DF e Entorno. A iniciativa enfatiza a importância do investimento em atividades esportivas como um caminho para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes. Para isso, a SEEDF enviou ao Recife uma delegação de 245 membros.

*Com informações da SEEDF

 

[ad_2] Source link

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem