Força-tarefa vai investigar incêndios com indícios de crime no DF

[ad_1]

Como parte de uma ação integrada de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) no combate aos incêndios florestais, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estabeleceu uma força-tarefa para investigar os recentes incêndios de origem suspeita que têm atingido a vegetação do DF. A Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal (Cepema) centraliza as investigações dos incêndios florestais.

A ação institucional também conta com o apoio da Divisão de Operações Aéreas (DOA), das delegacias circunscricionais e da perícia da Seção de Incêndio e Explosão (Sinex), do Instituto de Criminalística (IC/PCDF). O trabalho é realizado em conjunto com outros órgãos do GDF para garantir uma resposta rápida e eficaz na identificação e responsabilização dos autores dos crimes ambientais.

Dados da PCDF apontam que, entre os meses de julho e setembro de 2024, houve um aumento significativo de 85% nos registros de incêndios em vegetação em relação ao mesmo período de 2023 | Foto: Divulgação/PCDF

Dados da PCDF apontam que, entre os meses de julho e setembro de 2024, houve um aumento significativo de 85% nos registros de incêndios em vegetação em relação ao mesmo período de 2023. Nesses três meses de 2024, foram contabilizados 24 casos, comparados aos 13 do mesmo período de 2023.

Verifica-se também um aumento de 142% nas perícias da PCDF relacionadas a incêndios em vegetação neste ano de 2024, em comparação com a média dos dois anos anteriores.

Denuncie

É crucial que a população esteja atenta e denuncie qualquer atividade suspeita que possa gerar incêndios

É crucial que a população esteja atenta e denuncie qualquer atividade suspeita que possa gerar incêndios. A participação da comunidade é fundamental para coibir práticas ilegais e proteger o meio ambiente.

A prevenção é a melhor forma de combater os incêndios. Não jogue lixo em áreas verdes, não faça fogueiras em locais inadequados e denuncie qualquer atividade suspeita.

Ao identificar focos de fumaça ou pessoas realizando queimadas em áreas proibidas, entre em contato com os órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) ou com a Polícia Militar Ambiental, ou com a PCDF, pelo telefone 197.

*Com informações da PCDF

[ad_2] Source link

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem