Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 seguem na capital pernambucana, Recife, com a participação de uma grande delegação brasiliense. No domingo (22) e na segunda-feira (23), os atletas sub-14 do Distrito Federal brilharam nas modalidades de atletismo e judô. Também foram disputadas as modalidades de handebol, voleibol e ginástica rítmica.
“Os Jogos Escolares são a base para muitos e, com a estrutura adequada, eles têm grandes chances de avançar para categorias futuras. Além disso, o contato com outros atletas de todo o Brasil é extremamente positivo e motivador”
Wellington Luiz, técnico e professor de Educação Física da SEEDF
No atletismo, a semana começou com cinco medalhas, incluindo prata e bronze. Com a presença de 21 atletas de escolas públicas e militares do DF, as disputas foram no arremesso de dardo e disco, revezamento 4 x 100 metros masculino e feminino, salto em distância, além das provas de 80 e 150 metros rasos.
A estudante Kamilly Vitória, de 14 anos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 04 do Gama, destacou-se nos 80 m com barreira, garantindo o bronze na série ouro. A aluna relembrou detalhes sobre os treinos em Brasília e comemorou a segunda participação nos JEBs.
“Com certeza, venho mais experiente para essa competição. Treinei muito mais e melhorei a técnica. No ano passado, eu mal tinha treinado e nem gostava tanto de atletismo, mas depois passei a amar o esporte”, contou Kamilly.
O técnico e professor de Educação Física da SEEDF, Wellington Luiz, destacou o esforço coletivo dos atletas e a importância dos JEBs. “Os Jogos Escolares são a base para muitos e, com a estrutura adequada, eles têm grandes chances de avançar para categorias futuras. Além disso, o contato com outros atletas de todo o Brasil é extremamente positivo e motivador”, explicou o técnico.
Judô
No judô, as estudantes de escolas públicas Laura Mayumi, de 13 anos, Lavinia Rabelo e Anna Flor de Souza, de 14, também conquistaram medalhas. A equipe encerra sua participação nos JEBs 2024. “Foi muito importante a competição e o contato com atletas de outros estados”, indicou Laura.
A técnica de judô da delegação brasiliense Phyllis Marques elogiou a intensidade da competição e a possibilidade de futuras bolsas para os medalhistas, enfatizando a importância do evento como uma verdadeira “olimpíada escolar”.
“A viagem é muito boa, pois eles mesmos classificam como ‘olimpíadas escolares’ por envolver muitos esportes. Outros pontos positivos são a gratuidade e a possibilidade de viabilizar bolsa atleta caso o atleta medalhe. Muitos deles foram medalhistas no Campeonato Brasileiro e não conquistaram medalhas nos JEBs, pois a competitividade estava alta”, comentou a técnica.
JEBs
Os Jogos Escolares Brasileiros 2024 são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com apoio da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e da Federação Regional de Desporto Escolar do DF e Entorno, que enfatiza a importância do investimento em atividades esportivas como um caminho para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes. Para isso, a SEEDF enviou ao Recife uma delegação de 245 membros.
*Com informações da SEEDF