Brasil lidera abertura do G20 da Cultura com foco em diversidade e sustentabilidade

[ad_1]

Começou nesta terça-feira (5) a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e a Reunião de Ministros da Cultura do G20, no Centro de Convenções de Salvador (BA), evento que marca a etapa final do ciclo de encontros temáticos presididos pelo Brasil. Reunindo mais de 120 autoridades de diferentes países e organizações internacionais, o encontro conta com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e de representantes de países como Espanha, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes e União Africana.

Ao longo dos dias, os debates se concentrarão em quatro eixos temáticos estratégicos: Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável; e Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória. O objetivo é firmar compromissos que reforcem o papel da cultura na promoção de justiça social, desenvolvimento econômico e respeito à diversidade cultural no contexto global.

Em meio às discussões, o coordenador-geral de Assuntos Internacionais do Ministério da Cultura, Vinícius Gürtler da Rosa, ressaltou o progresso do trabalho com as delegações presentes, abrangendo 33 representantes de membros plenos e países convidados. “Nosso objetivo é conduzir as negociações do texto da declaração. Hoje avançamos no preâmbulo e esperamos progredir até a Prioridade 1, para que possamos tratar dos eixos subsequentes nos próximos dias.”

Agenda do G20 de Cultura e atividades paralelas

Além das reuniões principais, a programação do G20 da Cultura em Salvador inclui eventos paralelos, jantares e atividades culturais, com o apoio do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador, e a parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O Brasil encerra sua presidência no G20 com a Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Em 2025, a África do Sul assumirá a presidência do G20, sendo o primeiro país africano a sediar as reuniões do grupo.

(function()
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
());

[ad_2] Source link

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem