Por: Jornalista Kelven Andrade
O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo importante rumo à consolidação de Brasília como a capital do empreendedorismo. O governador Ibaneis Rocha anunciou o lançamento do Programa Movimente, uma iniciativa voltada para o incentivo à autonomia econômica das mulheres, com especial atenção às que se encontram em situação de vulnerabilidade.
O Programa Movimente tem como objetivo garantir o acesso das mulheres aos serviços públicos de apoio ao empreendedorismo, promovendo a capacitação e o fortalecimento de suas habilidades para que possam estabelecer e expandir seus próprios negócios. A medida busca, assim, combater a dependência econômica e proporcionar alternativas que ajudem as mulheres a se emanciparem no mercado de trabalho.
Para a vice-governadora Celina Leão, a criação do programa representa uma verdadeira mudança de paradigma para o empreendedorismo feminino no DF. “A partir do momento em que o governador assina, isso se torna uma política de Estado e não apenas uma ação de governo. O decreto está criando a responsabilidade de várias secretarias, com o foco de desenvolver o empreendedorismo”, destacou.
Celina também ressaltou a importância da medida para a inclusão das mulheres no mundo dos negócios. “Acreditamos na geração de renda e as mulheres precisam ter essa oportunidade de serem capacitadas, de montar o seu primeiro negócio, e é isso que o governo do Distrito Federal faz com esse decreto”, afirmou.
A secretária da Mulher, Giselle destacou que o programa também fortalece a rede de proteção contra a violência doméstica. “Temos uma rede de proteção contra a violência doméstica e a gente sentia a necessidade de ter essa ação mais efetiva voltada a uma rede de proteção ao empreendedorismo feminino, porque a autonomia econômica é uma diretriz da nossa secretaria.”, explicou.
O Programa Movimente tem como base 90 propostas formuladas a partir da pesquisa do Sebrae e busca atuar em dez eixos temáticos essenciais para o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Esses eixos incluem: Ambiente de negócios, trabalho e profissional, campanhas de conscientização social, combate à violência e abusos, cultura e educação, políticas de estímulo e representatividade, redes de apoio e governança, redução das desigualdades, saúde, segurança e sucessão familiar.
Com essa nova política pública, o GDF reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades e o fortalecimento do papel das mulheres no desenvolvimento econômico e social da capital federal.
SAIBA MAIS: